Dicas de Segurança para Navegar na Internet

1 - Sempre utilize Logout, Sair ou equivalente
Ao acessar seu webmail, sua conta num site de comércio eletrônico, seu home banking ou qualquer outro serviço que exiga que você forneça um nome de usuário e uma senha, nunca se esqueça de clicar em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site.

2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a seqüências que misturem letras, números e símbolos. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. E lembre-se. Senhas devem ser guardadas somente na memória...

3 - Cuidado com downloads.
Se você usa programas de compartilhamento de arquivos como KaZaA ou eMule, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui mais de uma extensão (por exemplo, cazuza.mp3.exe), se ele possui um tamanho muito pequeno ou se suas informações parecem suspeitas, pois muitos vírus se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço.
Ainda, desconfie de ofertas de programas milagrosos, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

4 - Atente-se ao usar MSN, Google Talk, entre outros
Alguns vírus já estão explorando sistemas de mensagens instantâneas, tais como MSN Messenger, AOL Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de emitir uma mensagem que contém um link para um vírus ou para um programa-espião automaticamente numa conversa. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade:
Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou.

5 - Evite sites de conteúdo duvidoso
Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente
do Internet Explorer. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, hackers ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso.

6 - Cuidado com anexos de e-mail
Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, e-mail é a principal forma de disseminação de vírus. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece

7 - Cuidado com e-mails falsos
Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos estão ilegais, como mostra a imagem abaixo?

8 - Atualize seu antivírus e seu anti-spyware
Muita gente pensa que basta instalar um antivírus e seu computador estará protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos.

9 - Não revele informações importantes sobre você
Em salas de bate-papo, no Orkut ou em qualquer meio em que você esteja lidando com um desconhecido: evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora. Essas informações podem ser usadas para criminosos te localizarem. De igual forma, não revele seu número de telefone. Golpistas podem usá-lo para fazer ameaças ou alguém mal-intencionado pode te passar trotes. E jamais informe seus dados pessoas...

10 - Cuidado ao fazer cadastros.
Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Por exemplo, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, as chances de ser um golpe são grandes. Além disso, suas informações podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAMs.
Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Essa dica é válida principalmente para sites que cadastram currículos.

Postagens mais visitadas deste blog

Contrato de Manutenção de Micros em BH